Qualificação profissional

Pessoal, resolvi falar de um tema extremamente interessante mas que ainda possui pensamentos divergentes dentro das empresas.

A qualificação dos profissionais traz benefício para as empresas?

A qualificação dos profissionais de uma empresa não envolve somente cargos de gestão, toda e qualquer atividade deve ser treinada para aperfeiçoar suas habilidades.

Quanto mais e melhores tecnologias forem inserida no ambiente de trabalho mais qualificação é exigida destes profissionais.

Isso é algo ruim? Nem um pouco, pois a necessidade de elevar as habilidade, melhorar suas técnicas de trabalho e sua capacidade intelectual são fatores extremamente positivos nos dias de hoje para empresas que querem se colocar em frente ao mercado competitivo.

Ter os melhores profissionais não é tão somente absorver profissionais por anos e anos e pagar maiores salários, trata-se de um processo bastante cuidadoso de retenção de talentos e aprimoramento dos profissionais, processo motivacional e visão de futuro dentro da corporação.

Isso tudo para que uma empresa se mantenha em ritmo competitivo com o mercado de trabalho que vem engolindo empresas com pensamento ínfimo.

A melhor forma de estar prestando o melhor serviço aos seus clientes é tendo profissionais que entendam do seu negócio, capacitados, treinados e qualificados para desempenhar cada vez melhor seu papel.

Esta qualificação vem das mais diversas formas de aprendizado, desde o incentivo à leitura, formação, treinamentos, palestras até a própria compreensão do negócio da empresa.

Estar atento ao rumo da corporação é uma forma de qualificação, pois sabe-se exatamente onde quer chegar junto com a empresa e se os seus objetivos são comuns, tendo mais clareza para os profissionais sobre aonde eles irão chegar continuando a exercer suas atividades.

Formação seja em qualquer espécie, treinamentos, são extremamente bem vindos pois isso mostra o interesse e compreensão do funcionário seja a nível acadêmico ou técnico naquela área a qual ele desempenha duas tarefas diárias.

Palestras, eventos, apresentações técnicas são excelentes influências e atualização do profissional de forma que ele também esta atento ao que o mercado esta oferecendo e assim ele pode lhe trazer novidades, conceitos, tendências para dentro da organização.

Atualmente os profissionais dão importância ao processo de treinamento de uma empresa, principalmente quando esta se compromete na formação de agentes de mudanças e na geração de novos valores corporativos.

As empresas devem valorizar tal processo não como um custo, mas como um investimento que possibilitará prever e antecipar necessidades e problemas futuros.

A capacitação protege a empresa da perda de qualidade, da baixa produtividade e da falta de habilidade perante as novas tecnologias.  O profissional se sente mais motivado e com maior auto-estima, pois torna-se parte do processo e vê seu crescimento dentro da corporação.

Empresas sem esta visão competitiva ou com profissionais sem visão estratégica tendem a diminuir e serem incorporadas ao sistema, muitas vezes até caindo em esquecimento e decadência até sua extinção do mercado.

Lembrem-se uma empresa competitiva esta acima das demais no mercado pois presta os melhores serviços.

Para isso uma boa organização precisa dos melhores profissionais e um bom profissional tem boas ações e bons resultados, proveniente de motivação e satisfação profissional proveniente de uma boa remuneração e ambiente de trabalho proveniente de uma boa organização.

Então fecha-se o ciclo e deduzimos que se um destes estiver mal… já saberemos as consequências e talvez possamos entender o porque de outras coisas indo mal na empresa.

Fica a dica pessoal, capacitação criam bons profissionais, valorizem as oportunidades de aprendizado, você estará um passo a frente ….

Anúncios

6 comentários sobre “Qualificação profissional

  1. Numa área dinâmica como a TI onde novas tendências e tecnologias são criadas da noite para o dia. Temos sim que buscar a constante qualificação. Belo texto, Marcos. Abraços.

  2. Ótimo texto sobre a importância dos profissionais de TI para o sucesso de uma empresa.
    Marcus, aproveito para dar os parabéns e lhe agradecer pela excelente palestra realizada no evento Codificando.net, pois, realmente achei bem didática a forma que você nos apresentou o tal do SQL Server…rss…e seus recursos…Obrigado!!

  3. Pingback: Qual o Papel e o Diário de um DBA? | Alex Souza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s