SLC x MLC

Quando vamos falar sobre armazenamento, inevitavelmente temos que falar sobre qual o tipo de disco que estaremos trabalhando. Acredito que todos um dia tiveram uma dúvida que foi bastante recorrente no meu entendimento sobre discos rápidos.

SLC x MLC: Sempre que falamos em disco flash aparecem os dois modelos e começam as dúvidas, mas é uma diferença que você precisa saber sobre quando planejar comprar discos SSD, ainda mais hoje em dia porque devido a baixa do seu valor, ele já está aparecendo em quase toda cotação realizada.

De que forma comparar duas tecnologias? Assim como acontece com qualquer tecnologia, existem trade-offs, os padrões que são as opções existentes.

O MLC é uma tecnologia de memória flash que possui quatro possíveis estados por célula, para que ele possa armazenar dois bits de informação por célula. Neste caso MLC então é muito melhor? Na verdade isso reduz a quantidade de margem que separa os estados e resulta na possibilidade de mais erros.

Entretanto essas taxas são extremamente pequenas e o MLC é o mais comum e frequentemente encontrada em produtos de alta qualidade, como câmeras, celulares, cartões de memória …

A principal característica do MLC é seu baixo preço o que torna bastante aceitável em inúmeros ambientes, por outro lado sofre de maiores taxas de desgaste e desempenho inferior em comparação com a tecnologia SLC.

O SLC, também conhecido como um disco de estado sólido, tecnologia em que cada célula possui dois estados e pode armazenar um bit de informação por célula. Ele é mais rápido e muito mais confiável – isso também impacta em preço, ele é mais caro – e é principal recurso em storage para obtenção melhor desempenho.

Na prática as diferenças basicamente são essas, porém, as diferenças não são tão claras quanto parecem. Muito do desempenho destes dependem do que temos por trás destes discos. Eu diria que é como colocar um motorista de final de semana dirigir uma Ferrari e um piloto de fórmula 1 dirigindo um Corsa. Os desempenhos serão diferentes devido à quem está por trás no volante.

Para provar esta analogia, Valdis Filks, diretor de tecnologias de Storage do Gartner, deu o seguinte depoimento:

“Discussões de vendas de armazenamento não são normalmente feitas sobre o trade-offs de MLC e SLC. Isso normalmente é ocultado pela implementação. Em outras palavras, cabe ao fabricante as suas opções de armazenamento, e em muitos casos o controlador é mais importante do que a tecnologia de armazenamento envolvida.”

Estes conceitos são muito importantes para entendermos do que estamos tratando e quanto iremos despender para criar nosso projeto. E claro que um bom conjunto de discos afeta consideravelmente qualquer ambiente.

Nos próximos posts pretendo trazer mais alguns detalhes para auxiliar uma boa escolha para seu armazenamento.

Anúncios

6 comentários sobre “SLC x MLC

  1. Escolher um SSD para banco de dados não é uma tarefa fácil. A maioria não está preparado para a carga de um SGDB moderno e nem para lidar com falhas como os discos tradicionais. Mesmo os SOs modernos não tem sistemas de arquivos ainda bem estruturados para eles. Lembro de uma palestra do Sr. Greg Smith que demonstra uma diferença absurda nos testes. Um Fusio-IO por exemplo tem um desempenho muito melhor que outros competidores tradicionais como Intel, IBM, Hitachi e EMC. Veja: http://pgbr.postgresql.org.br/2011/palestras.php?id=60

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s